quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

À Roda do Coração de Lurdes Breda e de Cordas de Pedro Solis





Decorreram ontem duas sessões do clube de leitura que contou com alunos do 3.º F, 4.º D e 4.º E na BE Miquelina Pombo (10 alunos) e das turmas 4.º A, 4.ºB e 4.º C na BE Elias Garcia (18 alunos). Nestas sessões do clube comparámos o filme de animação Cordaso livro À Roda do Coração de Lurdes Breda da Editora Paleta de Letras.

Cordas é um filme de animação que foi inspirado nos filhos do seu criador, Pedro Solís, e mereceu a nossa reflexão e muitas perguntas às quais procurámos dar resposta:

O que podemos fazer para ajudar crianças como este menino?
Podemos ajudá-lo, fazendo-o perceber que ele consegue fazer o que as outras pessoas conseguem fazer. Temos de ensiná-lo a partir do «zero», assim não vai ter tantas dificuldades. Também podemos fazer como a Maria fez e estar sempre atento se ele está feliz e se ele não estiver, animamo-lo. (Isabel Monteiro n.º10 4.ºB)


Como imaginas que poderia ser uma escola para este menino?
Imagino que deveria ser uma escola em que houvesse mais pessoas como ele, para não se sentir triste e não pensar que era o único.
Acho que também os alunos daquela escola deveriam dar-lhe mais atenção, pois ele não era diferente. A única coisa de diferente era que ele andava numa cadeira de rodas. (Matilde Costa n.º17   4.ºB).

Qual o momento de que gostaste mais neste filme?
Gostei mais da parte em que a menina estava a ensinar o menino a fazer coisas, como por exemplo, a dançar, a conseguir que ele conseguisse falar, andar, a mexer os braços, a brincar, e outras coisas para conseguir ajudá-lo. (Afonso Contente nº 1 4ºB).

Escreve  um  outro  final  para  este  filme.
O menino da cadeira de rodas, depois de a Maria ter feito algumas brincadeiras com ele, conseguiu levantar-se, falar, jogar à bola, dançar e muito mais.
Mais tarde, a Maria soube que o seu amigo de infância estava melhor. Foi ter com ele e Maria reparou que o seu amigo estava curado. Ficaram felizes para sempre. (Joana Rato 4ºC).

O menino foi brincar com a Maria no parque e, depois algum tempo, caiu e teve de ir ao hospital, porque tinha desmaiado. Quando estava no hospital, a Maria foi visitá-lo. Passadas algumas semanas, o menino acordou e conseguiu mover-se. Todos ficaram muito contentes!
(Lara Nascimento 4ºC).

Qual a relação entre os dois meninos?
A relação era boa e estranha ao mesmo tempo, porque ele estava de cadeira de rodas, então a menina teve uma atitude muito correta ao ajudá-lo. Quando ele estava sozinho,por exemplo, quando estava na cadeira a vê-la, ou a jogar à bola, ou a saltar, ela ajudou-o sempre em todas as circunstâncias. Adorei a história! (Tiago Marçal 4ºA nº19).

Qual o significado da corda                                                               
A corda servia para os ligar um ao outro, porque, quando a menina estava a ajudar o menino da cadeira de rodas, usava cordas, como, por exemplo, para brincar com o papagaio, à bola e a saltar à corda e, por isso, quando ele morreu ela ficou com a corda para se lembrar dele. (Daniela Rosa, 4º A).

Para que serve a corda?
Para ajudar o menino, a menina ensinou-o a mexer a mão e o pé. Deu-lhe um papagaio para ele começar a mexer-se. O menino gostava muito da menina, porque ela estava sempre a ajudá-lo. (Inês Sofia 4ºA).

Por que razão o título do filme é “Cordas”?
O título do filme é este, porque a Maria usou cordas para brincar com o menino a saltar à corda, a jogar futebol, também para estudar e fazer atividades que aprendeu na escola. Outra razão é que a Maria, ao fim de 20 anos, ainda tinha uma das cordas. (António  Bacalhau Martins 4º A).

Qual o significado da corda? 
O significado da corda é a ajuda da Maria ao tentar que o menino ficasse melhor dos seus problemas e para o ajudar  a brincar. (David 4ºC).

Como podemos estabelecer laços com os colegas ?
Devemos brincar com os colegas e conversar com elas. Quer tenha amigos ou não, não devemos bater em ninguém, mas tratar com carinho. Devemos tratá-los bem sejam como forem. As pessoas são todos iguais. (Beatriz 4ºC).

Descreve a maneira de ser desta menina (do filme)?
A menina era uma pessoa bondosa, porque quando viu o menino não pensou que ele era diferente, mas sim que ele era especial. Teve a atitude correta, porque os seus colegas não quiseram ficar perto do menino deficiente. Adorei o filme! (Nicole do Carmo, 4ºB, nº 18).

Qual o momento de que gostaste mais. Porquê? 
Foi a parte em que os dois dançaram. Porque me emocionei bastante no final, um dos motivos foi a música. A música era bastante alegre, o que me fez ficar alegre também.
VIVA A PAZ E O AMOR (Tiago Cunha 4º A). 

Escreve um outro final para Cordas

O menino conseguiu levantar-se e daqui a vinte anos a Maria e o menino casaram-se. Eles tiveram uma filha chamada Alice e viveram muito felizes. (Sofia Karlovych  4ºA).                        
Escreve um diálogo entre a menina e o menino.           
Olá, como te chamas?

Não falas?

Eu chamo-me Maria.

Queres brincar?
… . (NICHITA STRSTULST 4º C).






Sem comentários:

Enviar um comentário